Dormir bem pode te ajudar muito no processo de emagrecimento

O processo de emagrecimento depende de um conjunto de ações que, juntas, são responsáveis pelos resultados que podemos alcançar. Além dos cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos regulares, algo muito simples e importante, é ter um sono de qualidade. A verdade é que se não dormimos bem, nos sentimos mais cansados e o nosso dia pode não ficar produtivo em vários aspectos, como no trabalho, no convívio social e em outras atividades que exercemos. Além disso, dormir pouco prejudica a nossa memória e o nosso aprendizado, dificultando também os estudos.

Normalmente, o dormir pouco ou o sono com pouca qualidade nos coloca em um estado de cansaço contínuo, fazendo com que o nosso organismo tenha necessidade, durante o dia todo, e principalmente à noite, de alimentos mais calóricos e de fácil transformação em energia, como açúcar e carboidratos simples. Também acaba sendo comum, para muitas pessoas que possuem o hábito de dormir muito tarde, a vontade de comer este tipo de alimentos a noite devido à necessidade de manter o organismo ativo e acordado.

Segundo o Instituto Brasileiro do Sono, dormir bem é essencial para diversas funções do corpo, pois durante o repouso do organismo ocorrem a redução da pressão arterial, a diminuição dos batimentos cardíacos, o relaxamento muscular e a redução da produção de urina. O sono também possui efeito restaurativo e certas substâncias químicas que regulam o funcionamento do organismo são reabastecidas enquanto dormimos. Além disso, durante o sono ocorre a termorregulação, que é o controle da temperatura corporal.

Separei algumas dicas que podem te ajudar a ter uma noite de sono com mais qualidade. Confira:

  • Olho na temperatura

A temperatura é algo fundamental para a qualidade do sono. O ambiente deve estar agradável. Além disso, é preciso prestar atenção no jantar e no banho, faça refeições leves e evite banhos muito quentes, que elevam a temperatura corporal.

  • Iluminação do ambiente

O hormônio responsável pela sensação de sono é produzido na ausência de luz. Evite dormir com a TV ligada e fazer o uso de aparelhos eletrônicos na cama, pois eles acabam despertando ao invés de relaxar.

  • 8 horas, sim!

Na verdade, a cada faixa etária esse número varia, mas geralmente um adulto precisa dormir de 7 a 8 horas para o bom funcionamento do organismo.

  • A sesta faz muito bem

O soninho depois do almoço faz muito bem e reduz o risco de infarto, pois reduz a pressão sanguínea. Além disso, a sesta é ótima para recarregar as energias para continuar o dia.

  • Meditação é uma grande aliada

A meditação pode ser uma prática fundamental para relaxar, diminuir a ansiedade e ajudar quem tem dificuldades para dormir. Comece com 5 minutos de concentração e vá aumentando conforme for se conectando com a prática.

Espero que você tenha gostado do texto e que estas dicas te ajudem a ter um sono com mais qualidade e tranquilo.

Conte com o meu blog para receber informações e dicas de como você pode emagrecer de uma forma saudável e encontrar mais equilíbrio entre o seu corpo e a sua mente.

O processo de emagrecimento pode ser algo mais natural respeitando a sua rotina

Todos nós temos nossas rotinas e dentro delas estão muitas atividades, como o trabalho, a casa, a família e a nossa vida social. Muitas vezes nos incomodamos com estas rotinas, mas a verdade é que ter uma programação diária nos ajuda a organizarmos nossa vida e, esta organização, é fundamental para quem deseja emagrecer. Uma rotina corrida pode ser a responsável pela falta de tempo para não cuidarmos da nossa saúde, não olharmos com cuidado para a nossa alimentação e não fazermos atividades físicas. Uma das premissas do programa de coaching Fit your Mind é, justamente, adequar o seu processo de emagrecimento ao que você já realiza no seu dia a dia, para que este processo não fique cansativo, buscando adequações dentro de suas rotinas que permitam criar espaços para que você possa cuidar de você, sem estresse e sem abandonar as outras atividades que você já faz.

Listei seis dicas práticas que podem te ajudar no processo de emagrecimento:

Encontre tempo para você

Registre e visualize pelo menos uma semana inteira das suas atividades diárias, organizar e ver como anda a sua rotina pode ajudar a encontrar um espaço para cuidar de você.

Escolha uma atividade física que se encaixe no seu dia a dia

Assim como almoçar, cuidar dos filhos, trabalhar, cozinhar… A atividade física deve se incorporar de forma natural a sua rotina. Pense bem nos horários e no tipo de atividade que mais se encaixa no seu dia a dia e vá em frente.

Prepare a sua comida

Algo importante neste processo é conhecer o alimento e comer de forma inteligente. Sempre que possível, escolha os ingredientes, cozinhe com calma, amor e leve as suas comidas para onde for. Organize os lanches, onde e como fazer as refeições ao longo do dia.

Procure dormir bem

Parece óbvio, mas dormir é muito importante para o bom funcionamento do organismo, para a saúde e para o processo de emagrecimento. Priorize relaxar e dormir bem.

Cuidado com os eventos sociais

No processo de emagrecimento é essencial visualizar os eventos de cada semana, como festas e comemorações da sua vida social. Assim, é possível organizar a sua rotina alimentar para se divertir sem culpa.

Não abandone tudo

Se durante o seu processo de emagrecimento as dificuldades aparecerem, pare, respire, reveja o que está errado, corrija e só assim continue. Tudo ao seu tempo, sem ansiedade, não abandone tudo, assim os resultados irão aparecer.

Emagrecer de forma consciente é o melhor caminho, sem dietas milagrosas ou exercícios físicos pesados, mas com muita observação, cuidado e compreensão do corpo e das emoções, encontrando o equilíbrio para viver melhor e mais feliz!

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Coma de forma inteligente e emagreça

Comer é uma necessidade, mas comer de forma inteligente é fazer uma escolha que requer cuidado e orientação. A relação com a comida no processo de emagrecimento muitas vezes é dolorosa, traz sofrimento e dúvidas, mas ela não precisa ser assim. O alimento deve ser um aliado durante esse tempo e também para a vida toda, trazendo, além dos nutrientes, alegria e prazer. O Programa Fit your Mind traz esse pensamento para quem participa: a boa relação com a comida para a vida toda.

A alimentação saudável é algo amplamente discutido em diversos setores da sociedade, principalmente após alguns modismos de dietas muito restritivas e também em função do aumento dos casos de obesidade. Foram diversas transformações que acabaram influenciando no consumo de alimentos.  Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, a diretriz de promoção da alimentação adequada e saudável compreende um conjunto de estratégias que proporcionam aos indivíduos a realização de práticas alimentares apropriadas. Este Guia foi reeditado em 2006 por causa das mudanças sociais que impactaram a saúde e a nutrição e serve para orientar a população.

No início do ano, a apresentadora do Cozinha Prática, Rita Lobo, se envolveu em uma polêmica no Twitter, onde um usuário pedia que ela substituísse um certo alimento em uma receita. Rita rebateu, alegando que gosta de comida de verdade, o que para ela são os alimentos frescos, ingredientes naturais, nada industrializado e nem itens restritos sem necessidade, como glúten e lactose.

Com tudo isso, vemos que comer de forma inteligente requer basicamente fazer escolhas. Além do acompanhamento de um profissional, é preciso conhecer o seu corpo, saber o que faz bem ou não e evitar as dietas muito restritivas, pois “maltratam” o organismo ao cortar de forma radical algo que sempre foi consumido. A relação com a comida precisa ser amigável, positiva e saudável, sendo uma aliada no processo de emagrecimento e não uma vilã.

Vamos praticar a nossa boa relação com a comida?

Algumas escolhas inteligentes que você pode fazer no seu dia a dia:

– Troque os alimentos industrializados pelos alimentos naturais!

– Preste atenção nas cores do seu prato, ele precisa ser colorido!

– Evite bolachas, biscoitos, salgadinhos, alimentos pobres em nutrientes e ricos em gordura.

– Não saia de casa sem tomar um bom café da manhã, o seu corpo precisa desta energia.

– Troque o refrigerante por sucos naturais, chás e água. Refrigerantes, mesmo que zero açúcar, não trazem nenhum benefício para o seu corpo.

– Não pule refeições, organize o seu dia para dar tempo de comer com tranquilidade.

– Experimente cozinhar sua própria comida, isto pode ser divertido e vai te ajudar no processo de emagrecimento.

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Encontre prazer na atividade física

Se exercitar pode ser algo muito bom e feliz

Costumo dizer que não existe uma fórmula mágica para o emagrecimento, que todos podemos encontrar um caminho que nos leve ao encontro  do nosso equilíbrio e, consequentemente, ao encontro do peso que consideramos confortável para nós.

Mas existe algo em que acredito muito e que funcionou muito bem para mim e para pessoas que já passaram pelo Programa Fit your Mind, aliar boa alimentação com atividade física, mas não qualquer atividade física e sim, aquela que te traz alegria e prazer. Este pode ser um caminho para emagrecer com saúde e de forma duradoura.

A atividade física é um fator muito importante para emagrecer com saúde e ter qualidade de vida. Porém, mesmo com os benefícios comprovados, para muitas pessoas, o exercício muitas vezes é algo ruim, sofrido ou não se encaixa na rotina diária, passando a ser mais um espaço de estresse.

Por isso, minha principal dica em relação a praticar uma atividade física é: busque algo que lhe dê prazer!

E, como você pode fazer isto? Confira algumas dicas práticas para começar:

  • Não force algo que você não gosta, senão a atividade física será uma “dor” e não um prazer. Pense em uma modalidade que se encaixe na sua rotina e gosto pessoal;
  • Procure sempre um profissional para te orientar;
  • Faça avaliações com o médico, principalmente se você era sedentário;
  • Gosta de dançar? Dance! Encontre algo que você possa fazer se divertindo;
  • Organize os seus horários para que o tempo do exercício físico seja também uma prioridade, mas que não atrapalhe as demais atividades;
  • Cuide muita da alimentação. Com um maior gasto calórico, ela pode sofrer alterações e muitas vezes precisa ser adaptada;
  • Conheça os limites do seu corpo, mas não tenha medo de arriscar e conhecer modalidades novas;
  • Aproveite muito os dias de sol para coisas ao ar livre. Além de fazer bem, você ganha uma boa dose de vitamina D;
  • Entenda que a atividade física deve ser um prazer, uma hora boa no seu dia. Não faça coisas que te deixem triste e aproveite esse tempo para se conectar consigo mesmo e com o seu corpo;
  • Se informe sempre e não faça nada que não saiba fazer sem a ajuda de alguém que saiba ou de um profissional especializado.

Perder peso, ter uma vida saudável, estar mais conectado com você mesma são consequências de uma série de mudanças de hábitos, que começam de dentro para fora, nesta busca é muito importante priorizar oq eu te faz feliz e te dá prazer!

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Hábitos saudáveis ajudam a criar uma rotina feliz e equilibrada

Nossas escolhas do dia a dia são muito importantes.

São as nossas escolhas que determinam a forma como vivemos, fazer escolhas que nos fazem bem e transformá-las em hábitos é um ótimo desafio.

Na busca pela vida saudável, o hábito é algo poderoso para que possamos implementar em nossas vidas atividades simples que levam ao emagrecimento, como praticar exercícios regularmente e fazer a própria comida. Um hábito que incorporamos à rotina hoje pode trazer muitos benefícios ao longo da vida.

No livro O Poder do Hábito, Charles Duhigg fala que o processo que nos condiciona a iniciar e manter um hábito acontece sempre em três etapas: a “deixa” para começar qualquer atividade saudável; a própria rotina (seja de exercícios ou qualquer outro hábito benéfico para a saúde); e a recompensa.

deixa é algum fator decisivo para dar o primeiro passo, que pode ser uma questão emocional, um fato ocorrido em sua vida ou simplesmente uma vontade de mudar algo.

rotina é a parte mais difícil, mas que quando conquistada é uma mudança para a vida toda, transformando hábitos muitas vezes ruins em algo saudável.

Já a recompensa são os prêmios por objetivos alcançados, como comprar algo que gostamos, jantar em algum lugar que queríamos ou fazer uma viagem.

O hábito é algo que incorporado a nossa rotina se torna leve e tranquilo. É preciso organização para que algo novo se torne parte da nossa vida.

Como sempre falo aqui no Fit your Mind, o equilíbrio é sempre fundamental. Por isso, é necessário pensar em ações que façam diferença para uma vida mais saudável, como preparar a própria comida, fazer exercícios regularmente, ter um sono de qualidade, sempre de forma prazerosa e sem sobrecarregar o dia a dia. Assim como o trabalho, os estudos e o convívio social, precisamos dar atenção para outras atividades para que elas se incorporem de forma natural a nossa vida.

Vou te dar três dicas sobre hábitos saudáveis que você pode incorporar a sua rotina, de uma forma natural e sem sacrifícios, e que vão te ajudar a emagrecer:

Dica 01 | Tome café da manhã.

Isto mesmo! Não saia de casa sem comer e não pule esta refeição que é super importante para o nosso organismo. Prepare um café da manhã com frutas, cereais e pães integrais, suco, leite, café preto, ovos ou queijo branco. Alimentar-se pela manhã é fundamental para dar energia ao seu corpo e para que na hora do almoço você não saia comendo tudo que vê pela frente.

Dica 02 | Leve na bolsa um lanchinho saudável.

Quando sair de casa, seja para o trabalho ou para passear, leve sempre com você um lanchinho saudável. Pode ser um punhado de castanhas, uma fruta, um iogurte, algo fácil e prático de carregar e comer. Não espere sentir muita fome, coma antes da fome apertar, assim seu organismo ficará mais tranquilo no momento das refeições.

Dica 03 | Caminhe.

Faça da caminhada um hábito em sua vida. Não fomos feitos para ficarmos parados. Seu corpo precisa de movimento. Caminhe sempre que puder, 20 a 30 minutos três vezes por semana já fazem uma diferença enorme.

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A relação entre o alimento e as emoções

Como as emoções influenciam a forma como nos alimentamos

No meu processo de busca por equilíbrio e emagrecimento, descobri que muito do meu excesso de peso estava relacionado às minhas emoções.

Muitas vezes é a nossa “memória afetiva” que nos leva a buscar determinados alimentos, o gostinho do macarrão da vovó, o bolo de chocolate que a mamãe fazia quando éramos crianças, os almoços de família, tudo isto desperta sentimentos e sensações em nós, como carinho, conforto e segurança.

Buscamos nos alimento, um pouco destas sensações de prazer e segurança para aliviar as tensões, as preocupações, as tristezas e os medos que vivemos, a comida nos conforta nestes momentos e, nem sempre, prestamos atenção nas emoções que nos levam a comer mais, a comer mesmo quando não temos fome, como se buscássemos uma maneira de preencher um vazio que nunca se preenche.

E, algumas vezes, o que resta desta nossa forma de nos alimentarmos é apenas a culpa e o ressentimento.

Precisamos compreender estas emoções, prestar atenção nelas e não deixar que elas nos levem ao desequilíbrio.

Selecionei algumas “armadilhas” que podem acontecer nesta relação dos alimentos e emoções.

Luta contra a balança

Esse processo de usar o alimento como um “conforto” para nossas emoções pode resultar em diversos problemas, um deles é a luta contra a balança, causando o chamado “efeito sanfona” e até mesmo doenças, como obesidade, anorexia, bulimia e outros transtornos alimentares e psicológicos. Para quem vive esse problema, a sensação é de que emagrecer, chegar a um peso “ideal”, é um fardo a ser carregado pela vida toda, quando emagrecer e cuidar de si mesma deveria ser algo mais natural, mais leve e feliz.

Dietas restritivas

Outra grande armadilha de quem luta para perder peso são as dietas restritivas. Essa forma de fazer dieta é muito perigosa, pois “assusta” o organismo ao cortar de forma abrupta algo que era de consumo habitual. Muitas vezes as dietas restritivas nos levam a sentir mais ansiedade, estresse e culpa, e acabam não ajudando a obter um resultado mais duradouro. O segredo está no equilíbrio, em fazer trocas inteligentes, se autoconhecer e perceber melhor nosso corpo e nossas necessidades.

Mudando hábitos

A relação das emoções e a comida é complexa e, muitas vezes, para compreender esta relação é necessário uma ajuda profissional. Mudar alguns hábitos também pode ajudar o coração e o organismo a conversarem melhor, como: não pular refeições, comer de forma balanceada e nutritiva, respeitar as horas de sono e praticar atividades físicas que te dão prazer, sempre em equilíbrio.

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