Dormir bem pode te ajudar muito no processo de emagrecimento

Filipe Mescolotto

O processo de emagrecimento depende de um conjunto de ações que, juntas, são responsáveis pelos resultados que podemos alcançar. Além dos cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos regulares, algo muito simples e importante, é ter um sono de qualidade. A verdade é que se não dormimos bem, nos sentimos mais cansados e o nosso dia pode não ficar produtivo em vários aspectos, como no trabalho, no convívio social e em outras atividades que exercemos. Além disso, dormir pouco prejudica a nossa memória e o nosso aprendizado, dificultando também os estudos.

Normalmente, o dormir pouco ou o sono com pouca qualidade nos coloca em um estado de cansaço contínuo, fazendo com que o nosso organismo tenha necessidade, durante o dia todo, e principalmente à noite, de alimentos mais calóricos e de fácil transformação em energia, como açúcar e carboidratos simples. Também acaba sendo comum, para muitas pessoas que possuem o hábito de dormir muito tarde, a vontade de comer este tipo de alimentos a noite devido à necessidade de manter o organismo ativo e acordado.

Segundo o Instituto Brasileiro do Sono, dormir bem é essencial para diversas funções do corpo, pois durante o repouso do organismo ocorrem a redução da pressão arterial, a diminuição dos batimentos cardíacos, o relaxamento muscular e a redução da produção de urina. O sono também possui efeito restaurativo e certas substâncias químicas que regulam o funcionamento do organismo são reabastecidas enquanto dormimos. Além disso, durante o sono ocorre a termorregulação, que é o controle da temperatura corporal.

Separei algumas dicas que podem te ajudar a ter uma noite de sono com mais qualidade. Confira:

  • Olho na temperatura

A temperatura é algo fundamental para a qualidade do sono. O ambiente deve estar agradável. Além disso, é preciso prestar atenção no jantar e no banho, faça refeições leves e evite banhos muito quentes, que elevam a temperatura corporal.

  • Iluminação do ambiente

O hormônio responsável pela sensação de sono é produzido na ausência de luz. Evite dormir com a TV ligada e fazer o uso de aparelhos eletrônicos na cama, pois eles acabam despertando ao invés de relaxar.

  • 8 horas, sim!

Na verdade, a cada faixa etária esse número varia, mas geralmente um adulto precisa dormir de 7 a 8 horas para o bom funcionamento do organismo.

  • A sesta faz muito bem

O soninho depois do almoço faz muito bem e reduz o risco de infarto, pois reduz a pressão sanguínea. Além disso, a sesta é ótima para recarregar as energias para continuar o dia.

  • Meditação é uma grande aliada

A meditação pode ser uma prática fundamental para relaxar, diminuir a ansiedade e ajudar quem tem dificuldades para dormir. Comece com 5 minutos de concentração e vá aumentando conforme for se conectando com a prática.

Espero que você tenha gostado do texto e que estas dicas te ajudem a ter um sono com mais qualidade e tranquilo.

Conte com o meu blog para receber informações e dicas de como você pode emagrecer de uma forma saudável e encontrar mais equilíbrio entre o seu corpo e a sua mente.

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