Hábitos saudáveis ajudam a criar uma rotina feliz e equilibrada

Filipe Mescolotto

Nossas escolhas do dia a dia são muito importantes.

São as nossas escolhas que determinam a forma como vivemos, fazer escolhas que nos fazem bem e transformá-las em hábitos é um ótimo desafio.

Na busca pela vida saudável, o hábito é algo poderoso para que possamos implementar em nossas vidas atividades simples que levam ao emagrecimento, como praticar exercícios regularmente e fazer a própria comida. Um hábito que incorporamos à rotina hoje pode trazer muitos benefícios ao longo da vida.

No livro O Poder do Hábito, Charles Duhigg fala que o processo que nos condiciona a iniciar e manter um hábito acontece sempre em três etapas: a “deixa” para começar qualquer atividade saudável; a própria rotina (seja de exercícios ou qualquer outro hábito benéfico para a saúde); e a recompensa.

deixa é algum fator decisivo para dar o primeiro passo, que pode ser uma questão emocional, um fato ocorrido em sua vida ou simplesmente uma vontade de mudar algo.

rotina é a parte mais difícil, mas que quando conquistada é uma mudança para a vida toda, transformando hábitos muitas vezes ruins em algo saudável.

Já a recompensa são os prêmios por objetivos alcançados, como comprar algo que gostamos, jantar em algum lugar que queríamos ou fazer uma viagem.

O hábito é algo que incorporado a nossa rotina se torna leve e tranquilo. É preciso organização para que algo novo se torne parte da nossa vida.

Como sempre falo aqui no Fit your Mind, o equilíbrio é sempre fundamental. Por isso, é necessário pensar em ações que façam diferença para uma vida mais saudável, como preparar a própria comida, fazer exercícios regularmente, ter um sono de qualidade, sempre de forma prazerosa e sem sobrecarregar o dia a dia. Assim como o trabalho, os estudos e o convívio social, precisamos dar atenção para outras atividades para que elas se incorporem de forma natural a nossa vida.

Vou te dar três dicas sobre hábitos saudáveis que você pode incorporar a sua rotina, de uma forma natural e sem sacrifícios, e que vão te ajudar a emagrecer:

Dica 01 | Tome café da manhã.

Isto mesmo! Não saia de casa sem comer e não pule esta refeição que é super importante para o nosso organismo. Prepare um café da manhã com frutas, cereais e pães integrais, suco, leite, café preto, ovos ou queijo branco. Alimentar-se pela manhã é fundamental para dar energia ao seu corpo e para que na hora do almoço você não saia comendo tudo que vê pela frente.

Dica 02 | Leve na bolsa um lanchinho saudável.

Quando sair de casa, seja para o trabalho ou para passear, leve sempre com você um lanchinho saudável. Pode ser um punhado de castanhas, uma fruta, um iogurte, algo fácil e prático de carregar e comer. Não espere sentir muita fome, coma antes da fome apertar, assim seu organismo ficará mais tranquilo no momento das refeições.

Dica 03 | Caminhe.

Faça da caminhada um hábito em sua vida. Não fomos feitos para ficarmos parados. Seu corpo precisa de movimento. Caminhe sempre que puder, 20 a 30 minutos três vezes por semana já fazem uma diferença enorme.

Conte com o meu blog para receber informações e dicas de como você pode emagrecer de uma forma saudável e encontrar mais equilíbrio entre o seu corpo e a sua mente.

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